Postagem em destaque

COMECE POR AQUI: Conheça o Blog Summa Mathematicae

Primeiramente quero agradecer bastante todo o apoio e todos que acessaram ao Summa Mathematicae . Já são mais de 100 textos divulgados por a...

Mais vistadas

Educação Matemática da criança (de zero a 5 anos)

Cálculo mental. Escola Pública de S. A. Rachinsky,
por Nikolai Petrovich Bogdanov-Belsky, 1895

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

DIGITE SEU EMAIL:

Verifique sua inscrição no email recebido.


Tempo de leitura: 10 minutos.

Apresentamos trechos do capítulo 4 relativas a educação matemática da criança do livro A mente bem treinada: um guia para educação clássica em casa. Autoras: Jessie Wise e Susan Wise Bauer. Tradução: Alexei Gonçalves de Oliveira. Editora Liber, 2019.

Matemática [Pré-escola: do nascimento aos três anos de idade]

Comece o "letramento matemático" de seu filho já nos anos iniciais de sua vida. Enquanto você estiver lendo para seu filho de dois ou três anos, cercando-o de linguagem até que ele entenda que as palavras impressas têm uma carga de significado, você precisa agora expô-lo continuamente aos processos matemáticos e linguísticos. Só assim ele entenderá que os símbolos matemáticos também têm sua própria carga de significado.

Traga números para a vida diária tão frequentemente quanto possível. Comece pelas contagens: dedos das mãos e dos pés, olhos e orelhas; brinquedos e tesouros; pedrinhas e palitos. Brinque de esconde-esconde, contando até cinco e, depois, até dez, quinze ou vinte. Faça contagens de dois em dois, de cinco em cinco, e de dez em dez antes gritar, "estou indo!". Brinque de nave espacial em caixas de papelão e faça contagens regressivas para decolar. Leiam juntos livros sobre números. Uma vez que a criança esteja à vontade fazendo contagens, você pode começar a exercitar somas matemáticas simples - normalmente, durante os níveis K-4 e K-5 [*].

[...]

Matemática [Os anos do jardim de infância: quatro e cinco anos de idade]

Agora que a criança já consegue contar, continue a ensinar Matemática diariamente fazendo adições e subtrações no contexto do dia a dia da família. Arrumar a mesa é um ótimo exercício de Matemática: peça a seu filho para descobrir quantos pratos, facas, garfos e colheres serão necessários. Adicione e subtraia na mercearia ("Veja só, querido. Estou pegando quatro tomates e, agora, peguei mais um tomate - agora tenho cinco tomates!"). Mantenha seus filhos por perto enquanto cozinha - as receitas culinárias estão repletas de frações e medidas. Quando for cortar um sanduíche ao meio ou em quartos, diga: "Veja só, cortei pela metade!" ou "Cortei o sanduíche em quartos".

Faça brincadeiras que usem números. "Uno" é um clássico, que ensina tanto os números quanto as combinações de cores. Jogos simples de cartas tais como "Bisca" , "Burro" ou "Oito Maluco" exigem que a criança lembre quais números são maiores e quais são menores.

Pratique a escrita de números usando lápis e papel, giz e quadro-negro, giz de cera e cartolina, dedinhos e areia. Números grandes são divertidos e fáceis de brincar - não insista com seu filho em idade pré-escolar que escreva seus números perfeitamente alinhados em papel pautado.

Faça muitas adições e subtrações usando objetos (feijões, botões, lápis e pastilhas de chocolate). Brinque com manuseáveis de Matemática: escalas Cuisenaire [20], ursinhos contadores [21] ou círculos fracionados. Pratique a contagem até cem - de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez. Ensine a contar dinheiro, a dizer as horas e dar nome a figuras geométricas - círculos, quadrados, triângulos, retângulos.

A biblioteca pública mais próxima de você deve ter uma seleção bem variada e colorida de livros de Matemática para o nível do jardim de infância, com problemas fáceis desenvolvidos a partir de figuras de objetos. Pegue um livro toda semana e leia-o junto com seu filho. Se você seguir estas sugestões, seu filho está pronto para a Matemática da primeira grade. Os filhos de Susan não tiveram dificuldade de adotar diretamente um currículo de Matemática da primeira grade sem completar primeiro um programa formal de Matemática em nível de jardim de infância. Tal como em Leitura, entretanto, as crianças pequenas podem gostar de ter um programa de Matemática para trabalhar ao mesmo tempo que seus irmãos mais velhos. Muitos programas de Matemática para jardim de infância são divertidos e repletos de objetos para manipular. Novamente, pense num programa de Matemática para o jardim de infância como uma brincadeira, não como um objetivo acadêmico. Caso a criança fique cansada após cinco ou dez minutos, não a obrigue a terminar a lição.

[...]

Matemática: Guias

Embora você não precise d e um currículo formal d e Matemática para a Pré-escola e o Jardim de Infância, os guias a seguir podem ajudá-lo a seguir um padrão para desenvolvimento do "letramento" matemático.

Kumon. Are You Ready for Kindergarten? Math Skills. Teaneck, NJ: Kumon Publishing, 2010. $6.95. Habilidades pré-Jardim de Infância em contagem e reconhecimento de formas, com atividades simples no caderno ( desenhar linhas, circular formas).

Snow, Kate. Preschool Math at Home: Simple Activities to Build the Best Possible Foundation for Your Child. Charles City, VA: Well-Trained Mind Press, 2016. $19.99 . Jogos divertidos e atividades simples que desenvolvem a consciência matemática, junto com explicações claras para os pais sobre os conceitos subjacentes a cada jogo. Não é necessário escrever.

Williams, Robert A., Debra Cunningham, and Joy Lubawy. Preschool Math. Beltsville, MD: Gryphon House, 2005. $19.95. Escrito para professores do nível pré-escolar, mas acessível a todos os pais, este guia oferece princípios para o ensino prático de Matemática e sugere numerosas atividades que podem ser feitas com objetos domésticos comuns. Não é tão "abra e faça" como os guias Snow e Kumon, mas excelente para criar uma conscientização matemática ainda maior.

Matemática: Manuseáveis

Cuisenaire Rods lntroductory Set. Faça seu pedido à Hand2Mind. $9.25. Um conjunto individual de setenta e quatro escalas Cuisenaire acompanhado de um breve guia para seu uso.

Fraction Circles. Faça seu pedido à Didax Educational Resources. $6.95. Nove círculos plásticos divididos em metades, quartos, oitavos, etc.

Geosolids. Order from Hand2Mind. $13. Conjunto de dezenove sólidos geométricos em madeira, de cubos a elipsoides.

Jumbo Sorting & Counting Bears ( "Ursinhos contadores"). Faça seu pedido à Lakeshore Learning Materials. $29.99. Vinte e sete ursos em três tamanhos e três cores diferentes, junto com uma jarra para armazenamento.

Kumon Flash Cards: Write and Wipe ! (" Escreva e apague"). Te­aneck, NJ: Kumon Publishing. $9.95. Cada conjunto contém trinta e dois cartões de memória em material duro e laminado, e uma caneta de hidrocor apagável. Os estudantes aprendem os números e formas com exercícios de traço e "ligue os pontos".
Easy Telling Time
Numbers 1-30
Shapes

Wooden Pattern Blocks ("Blocos para padrões de madeira"). Or­der from Didax Educational Resources. $22.95. Um dos conjuntos de manuseáveis mais úteis para a pré-escola; cada conjunto de 250 peças de madeira com 1 cm de espessura contém 25 hexágonos amarelos, 25 quadrados laranjas, 50 triângulos verdes, 50 trapezoides vermelhos, 50 paralelogramos azuis e 50 losangos salmão. Empilhe-os, conte-os, faça figuras com eles, refestele-se neles!

Matemática: Livros de Histórias

Procure estes livros de histórias matemáticas nas livrarias ou na biblioteca de sua cidade e faça deles parte de sua rotina de leituras. Uma vez que comece a procurar, encontrará muitos outros títulos mais.

Allen, Nancy Kelly. Once Upon a Dime: A Math Adventure. Wa­tertown, MA: Charlesbridge, 1999.

Anno, Mitsumasa. Anno 's Math Games. New York: Putnam & Grosset, 1997.

____. Anno 's Mysterious Multiplying Jar. New York: Penguin, 2008.

Axelrod, Amy. Pigs Will Be Pigs: Fun with Math & Money. New York: Aladdin, 1997.

Burns, Marilyn. Greedy Triangle. New York: Scholastic, 2008 .

____. Spaghetti and Meatballs for Ali: A Mathematical Story. New York: Scholastic, 2008.

Jonas, Ann . Splash! New York: Mulberry Books, 1 9 97.

Miranda, Anne. Monster Math. New York: Harcourt, 2002.

Mogard, Sue. Gobble Up Math: Fun Activities to Complete and Eat for Kids in Grades K-3. Huntington Beach, CA: Learning Works, 1994.

Murphy, Stuart J. Divide and Ride. New York: HarperCollins, 1997.

Myllar, Rolf. How Big Is a Foot? New York: Yearling, 1991.

Neuschwander, Cindy. Sir Cumference and the First Round Table: A Math Adventure. Watertown, MA: Charlesbridge, 2002. Também procure pelas outras seis aventuras de Sir Cumference.

Pinczes, Elinor J. One Hundred Hungry Ants. Boston: Houghton Mifflin, 1999.

Schwartz, David M. How Much Is a Million? New York: Harper­ Collins, 2004.

Scieska, Jon, and Lane Smith. Math Curse. New York: Viking Children's Books, 2007.

Tang, Greg. Math for Ali Seasons: Mind-Stretching Math Riddles. New York: Scholastic, 2005.

Wright, Alexandra. Alice in Pastaland: A Math Adventure. Water­ town, MA: Charlesbridge, 1997.


Notas:

[*] Nota do tradutor: Neste contexto, "K" se refere a "kindergarten" , isto é, ao " jardim de infância ". No sistema educacional americano, as siglas "K-4" e "K-5" designam, portanto, o jardim de infância para crianças de 4 e de 5 anos, respectivamente.

[20] Nota do tradutor: As "escalas Cuisenaire " são materiais auxiliares ao ensino de Matemática que ajudam as crianças em nível elementar a aprender conceitos matemáticos de forma prática. Criadas pelo professor primário belga Georges Cuisenaire (1891-1975), foram popularizadas na década de 1950 por Caleb Gattegno.

[21] Nota do tradutor: No original, "counting bears" - um conjunto de ursinhos de plástico coloridos que são popularmente usados nos Estados Unidos para ensino da Matemática de nível elementar.

***

Leia mais em O ensino dos números no Primário antigo

Leia mais em Música e a Educação da criança



Curta nossa página no Facebook Summa Mathematicae

Nossa página no Instagram @summamathematicae e YouTube.


 


Total de visualizações de página