Postagem em destaque

COMECE POR AQUI: Conheça o Blog Summa Mathematicae

Primeiramente quero agradecer bastante todo o apoio e todos que acessaram ao Summa Mathematicae . Já são mais de 100 textos divulgados por a...

Mais vistadas

O Matemático Jesuíta Cristóvão Clávio

Retrato do Cardeal Cristóvão Clávio,
por Francesco Villamena, 1606

por Rubem Queiroz Cobra

Christopher Clavius (1538-1612), ou Cristóvão Clávio foi o astrônomo jesuíta que ajudou o papa Gregorio XIII a introduzir o que é chamado agora o calendário gregoriano. Clavius entrou para a ordem Jesuíta em 1555 e recebeu sua instrução dentro da Ordem. Frequentou a universidade de Coimbra em Portugal. Depois foi para a Itália e estudou teologia no Colégio Romano mantido pelos jesuítas em Roma.

Após os estudos permaneceu no Colégio Romano como professor de matemática. Na verdade, à exceção de um período em Nápoles em torno de 1596 e uma visita à Espanha em 1597, haveria de continuar professor no Colégio Romano para o resto de sua vida.

A regra do ano bissexto do calendário Juliano criava 3 bissextos em cada período de 385 anos, um avanço demasiado em relação ao tempo natural. Em consequência, a ocorrência real dos equinócios e dos solstícios moveu-se lentamente afastando-se de suas datas de calendário. A data do equinócio da primavera determina a data da Páscoa e por isso a Igreja começou a pressionar para a reforma.

Clavius propôs que a quarta-feira, 4 de outubro de 1582, antigo calendário Juliano em uso, fosse seguida por quinta-feira, 15 de outubro de 1582, novo calendário gregoriano. Propôs que os anos bissextos ocorressem nos anos exatamente divisíveis por quatro, salvo os anos terminando em $00$ que teriam que ser divisíveis por $400$ para que fossem bissextos. Esta regra é usada ainda hoje e é tão exata que nenhuma reforma adicional do calendário será necessária por muitos séculos.

Viète não gostou do calendário de Clavius e os povos de Frankfurt se amotinaram contra o papa e os matemáticos que - eles acreditavam - conspiravam juntos para roubar-lhes 11 dias. Clavius escreveu Novi calendarii romani apologia (Apologia do novo calendário romano) (1595) justificando as reformas do novo calendário, defendendo-as contra esses ataques.

Embora Clavius produzisse pouca matemática dele mesmo, ele fez mais do que qualquer outro intelectual alemão do século XVI para promover o conhecimento da matemática. Clavius era talentoso professor e escritor de livros didáticos. Produziu uma versão de Elementos de Euclides em 1574 o qual contem ideias próprias. Um outro livro bem escrito foi a Álgebra (1608). Seus livros de aritmética foram usados por muitos matemáticos incluindo Leibniz e Descartes. Clavius produziu vários instrumentos. Ele trabalhou em um instrumento para medir frações dos ângulos. Também projetou relógios solares e desenvolveu um quadrante para o uso em agrimensura.

***

Texto disponível em LINK.


Curta nossa página no Facebook Summa Mathematicae. Nossa página no Instagram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página