Postagem em destaque

COMECE POR AQUI: Conheça o Blog Summa Mathematicae

Primeiramente quero agradecer bastante todo o apoio e todos que acessaram ao Summa Mathematicae . Já são mais de 100 textos divulgados por a...

Mais vistadas

Os números e a vida concreta


Os números e a ordem na alma - por Instituto Hugo de São Vitor

Se homem não descobrisse os números, não seria capaz de ordenar sua vida. Não seria, em resumo, capaz de ação racional.

Porque racionalidade é ordem, e só existe ordem com a noção de número. Quando você decide organizar uma festa, por exemplo, precisa priorizar alguma tarefa, secundarizar outra, terceirizar uma terceira e assim por diante.

Se não faz isso, então seus atos são improvisos sujeitos a toda sorte de acidentes.

Muitas pessoas passam a ter dificuldades com a matemática tão logo ela deixe de falar em frutas e barras de chocolate. A questão é que os números estão em tudo, e que a melhor forma de os estudar é observando-os na vida concreta, mais do que em frutas imaginárias.

O número está nas coisas diante de você; como, por exemplo, nos livros em sua mesa de estudos. Quantos há? Quantos está lendo? E, se muitos, que qualidade têm essas leituras esparsas?

Veja, fazendo uma simples enumeração de leituras pendentes ou por iniciar, você já se organiza. Agora guarde o excesso de livros, que você finge estar lendo, mas que estão apenas ocupando espaço mental e físico na sua vida, e veja uma mágica acontecer. Faça o mesmo com suas abas no computador.

Agora, volte-se para dentro, para seu caos interior. Quantas coisas se agitam aí! Bem, por que você não as enumera? Quantos desejos espreitam num dia? Quantas planos estão quase esquecidos? Quantos maus pensamentos o assombram? Conte-os! Isso já será um exorcismo do que não presta.

Viu como o número está também na alma do homem? Se seus cabelos estão todos contados, quanto mais seus pensamentos, e, pior, aqueles vãos e sem sentido!

Tudo isso é só enumerar, contar, anotar. Mas é claro que você pode aplicar matemática mais complexa a sua vida. Você pode dividir seu dia de modo otimizado; pode calcular quantas páginas lê com proveito por dia e ir tabelando seus avanços e assim por diante.

Essa matemática é muito mais útil do que apenas aprender cálculos complexos. Estes só farão sentido quando você vir a matemática como útil a você em alguma medida.

Conte, pois, conte tudo! Não faça nada que não esteja, mentalmente, tabulado e ordenado em sua rotina.

***

Texto retirado do link.


Curta nossa página no Facebook Summa Mathematicae. Nossa página no Instagram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página